Primeiro papo sério de 2016.

22:25

Olá, gente! Esse não é o primeiro post do ano, mas mesmo assim vai ser o post que irá introduzir o ano de 2016... Porque o blog é meu e eu faço o que eu quero. 

Esse não vai ser mais um post sobre planejamentos e metas, até porque os meus planos e metas são bem pessoais para escrevê-los aqui, então esse post vai ser mais uma especie de desabafo. Aquele post em que eu pareço ser mais velha do que sou, e falo sobre os meus planos para o futuro e tudo mais. 

É que u ando pensado muito no meu futuro, principalmente nesse último ano (2015). Em março eu completo 16 anos, e faltam apenas dois anos para eu terminar o ensino médio - e então vem a faculdade, o primeiro emprego e várias outras responsabilidades que me deixam nervosa só de pensar.

Eu sei que não sou obrigada a fazer faculdade e ter uma carreira, mas, sinceramente, é o que eu quero para a minha vida. Tem gente que desde pequeno planeja ter uma família perfeita, com o marido perfeito e filhinhos perfeitos, e quando eu era menor eu pensava assim também, mas com o tempo eu percebo que não é o que eu quero. Quer dizer, eu até quero, mas não é mais a minha prioridade. Eu quero ter um trabalho. Um trabalho que me pague bem, e que eu goste. Antes de ter uma família, eu quero ter uma vida estável, e quero viajar bastante. E eu não quero me mudar da casa dos meus pais apenas quando eu for me casar - eu quero morar sozinha o mais rápido possível. Eu quero um apartamento só meu e eu também quero que esse apartamento não seja na minha cidade natal (eu espero me mudar de Maceió em algum momento da minha vida).

E é isso. Eu tenho vários planos para o meu futuro, e sei que não vai ser fácil alcançá-los, mas eu sei que não é impossível. Nada é, afinal. Mas eu tenho apenas 15 anos e tenho vários sonhos e a noção de que eu preciso trabalhar duro para que todos esses sonhos sejam realizados, e eu também sei que eu não sou a pessoa mais inteligente do mundo por perceber isso com 15 anos...
Mas parece que sim.

PORQUE TEM GENTE MAIS VELHA QUE EU QUE AINDA NÃO ENTENDEU ISSO.

Várias pessoas esperam que tudo chegue de mão beijada para elas, ou até acham que é impossível alcançar certa meta. E essas pessoas são um exemplo para mim... Mais especificamente, três garotas que eu conheço bem. Elas são um exemplo para mim - um exemplo de como eu não quero ser no futuro.

Para ser mais clara: essas três garotas estão grávidas. As três tem menos de 24, inclusive uma tem 16. Nenhuma fez faculdade e as mais velhas tem emprego, mas não é nada concursado.  

Eu vou começar a falar da mamífera com 16 anos, já que ela é a mais próxima a mim e, consequentemente, a que eu mais me preocupo. E vou chamá-la de Cady, deixando claro que esse não é o nome real dela, e não irei citá-lo por motivos de privacidade. 

Quando a Cady engravidou, eu fiquei chocada. Eu não estava acreditando que aquela pessoa que eu passei horas e horas brincado de boneca iria/vai ser mãe. Eu só conseguia pensar em todas as vezes que planejamos morar com outra amiga nossa, e mesmo sabendo que esses planos nunca se realizariam (pois eramos crianças e pensávamos que iriamos ser iguais a Clover, Alex e Sam quando maiores), foi um choque pensar que o futuro dela seria bem diferente do que tínhamos em mente. Mas ela está feliz por isso! E se ela está feliz, quem sou eu para falar alguma coisa? Quem sou eu para balançá-la pelos ombros e gritar "VOCÊ ENLOUQUECEU? COMO ASSIM UM FILHO? E O SEU FUTURO? ERA ISSO QUE VOCÊ TINHA EM MENTE?".

Porque é só isso no que penso. No futuro dela, nas oportunidades que ela perdeu e vai perder. Eu penso no futuro que ela vai ter e eu fico preocupada, enquanto ela está super feliz brincando de casinha com a vida real. Entendam que eu não estou menosprezando qualquer uma que sonhe em ser dona de casa, eu só me preocupo com Cady. Se ela fosse mais velha e se o marido dela tivesse um bom emprego, eu diria "VAI EM FRENTE, CADY, SIGA SEUS SONHOS E SEJA FELIZ!", mas essa não é a realidade. Ela tem apenas 16 anos, pelo amor de Deus. Em dois meses eu completo 16 anos e eu não estou mesmo pronta para ser mãe. Não mesmo

Eu só penso nas festas que eu vou antes de terminar a escola, nos amores que irão surgir, nas besteiras que eu vou fazer, nas coisas que eu vou me arrepender e das várias chances que eu tenho pela frente. E quando eu lembro de Cady, eu fico triste por saber que ela perder uma parte importante da vida dela (a adolescência) por causa dessa gravidez prematura. 

Porque tantos que todos falam "estude, termine a escola e arrume um emprego"! Parece uma regra chata e desnecessária, mas é a verdade. Ninguém quer depender dos outros por toda a vida, e é exatamente isso que ela está fazendo. E algum dia ela poderá não depender do marido, mas ela vai ter uma filha que vai depender dela. Mas ela ainda não pensou nisso. Ou se ela pensou, ela realmente não parece se importar.

...

Eu sei que o futuro pode não ser exatamente do jeito que eu planejo hoje. Ele pode ser melhor ou pior, depende apenas das minhas ações e escolhas.

E eu sei bem que é super fácil falar, principalmente quando você não está se deparando com determinada situação. Então eu apenas espero que eu tenha força e determinação para fazer as melhores escolhas para a minha vida, quando chegar a hora.

(Se bem que isso é muito complicado, porque eu não acho que vá surgir um dia que eu terei que fazer uma escolha séria, eu acho que eu faço essas escolhas todos os dias... As mais simples coisas interferem em tudo na minha vida, tipo efeito borboleta. Mas enfim...)

Primeiro papo sério de 2016.

Vão ser muitos nesse ano, eu tenho certeza.

Que 2016 seja um ano maravilhoso para todos nós!

Beijos, Flávia.

You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Formulário de contato