Minha primeira peça - Fome Come

15:40

Terça-feira, dia 06 de outubro, foi o dia da Mostra Cultural! A Mostra é feita para o nono ao terceiro ano, onde os alunos devem fazer uma peça valendo de 0,0 a 2,0 pontos na média das matérias humanas. A Mostra em si é uma competição entre o 9º ano, o 1º e o 2º ano do ensino médio, e o 3º de fato tem uma apresentação, mas no caso essa seria apenas uma dança ou algo do tipo, pois a diretora da escola diz que o Terceiro Ano deve se concentrar apenas no Enem e assim o Terceiro ano basicamente só está ali para se despedir, e não para fazer parte da competição (nem os dois pontos eles ganham).

Desde que a minha irmã participou pela primeira vez da Mostra Cultural quando estava no 9º ano (há quatro anos atrás) até ela participar pela última vez, no Terceiro Ano (no ano passado), eu sonhei com o momento em que EU subiria no palco do teatro Gustavo Leite. Eu sempre me emocionava com as peças, com os efeitos de luzes, a fala dos personagens, do figurino, de tudo. Eu assisti todos os anos desde que a minha irmã se apresentou, até que chegou a minha vez.

Não sendo boa na dança (dançar pra mim, só no meu quarto, com o fone e o celular de lado) e querendo estar no palco, eu deixei o grupo de dança e o apoio de lado e resolvi atuar. No final, eu não acabei com um personagem dito, mas eu fui a #1 do Prologo. Era uma baita responsabilidade, introduzir a peça e ainda ser a primeira a falar. 

O tema das apresentações era "Direitos Humanos" e eram sorteados alguns temas dentro de direitos humanos para cada ano, e o nosso foi a Fome. A nossa peça falava de um trabalhador rural, Juarez, que assim como os colegas, foi demitido por problemas financeiros da empresa em que trabalhava. Juarez precisa sustentar a família e arrumar um emprego, e no final ele descobre um meio de resolver tudo. Há varias danças, cenas engraçadas e comoventes ao longo da peça. 

Eu realmente fiquei orgulhosa do meu ano. No começo, ninguém parecia se esforçar muito, e depois as coisas ficaram tensas. Havia aquele grupo de pessoas que eram muito esforçados, os normais (eu!), e os que só faziam bagunça. Era uma enorme pressão, pois além de ser o nosso primeiro ano no teatro, havia também o 1o ano (que ganharam a competição no ano passado, como o 9o ano) que ficavam fazendo comentários do tipo "vão perder", e a competitividade em si. Só nos últimos ensaios, quando começamos a ensaiar a peça toda ao invés de grupos separados (tipo o grupo da dança do inicio, o grupo da fome etc) eu senti que aquilo era mesmo uma peça.

Ensaiamos desde o fim de agosto e arrasamos no teatro. Só foi elogio dos pais, dos professores, até o 2º ano elogiou a gente! 
E acabou que a peça do 1º ano nem foi tão boa, e eu acho bem feito, pois eles só ficavam colocando pressão na gente e estavam muito confiantes que iam ganhar só porque tinham ganhado no ano passado. Babacas. 

Eu não tenho nenhum vídeo nem foto profissional ainda, mas tenho algumas fotos minhas e de amigos que tiramos antes da peça começar. 

os dançarinos da fome, o joão ali com roupa de trabalhador (gari) e eu.

A Fome :)


selfie lixo que eu tentei tirar com o Thiago. mas eu o amo muito, então <3 (ele não quis tirar uma foto normal comigo porque estava com vergonha da maquiagem, trouxa)
Sim, falando mais sobre o meu papel: eu era uma "funcionaria", "secretaria", outros dizem que eu era aeromoça, enfim, eu era uma trabalhadora. Minha fala era pequena, mas eu e os outros do pro falamos o que eram os direitos humanos e porque eram necessários. Eu não tinha que "atuar", eu só precisava falar alto, ser séria, mostrar que eu sabia do que falava, fazer o povo se sentir culpado pela miséria lá fora. Foi fácil e divertido. 

A melhor parte da peça, na minha opinião, foi a da Fome. A família reclamava da falta de comida, e a Fome visitava a casa deles. Que dizer, a Fome em si, o Pedro, no caso. A familia ficava meio que "em off" enquanto a Fome andava por ela, rindo e zombando, culpando todos pela situação presente. "O tempo se torna inimigo desses pobres coitados...". Depois, havia a dança. Os dançarinos usavam capas pretas, com maquiagem preta e laranja neon no rosto, e se nos ensaios eu já ficava impressionada, eu imagino como ficou com o palco escuro, o jogo de luzes e a música alta. Não, eu não vi essa cena, pois eu fui trocar a minha roupa do pro por uma camisa xadrez e calça para a cena final, onde todos brindavam o sucesso do Juarez. A ultima dança era com a musica Comida, dos Titãs, e ficou muito legal. Ai, que saudade bateu... Não vejo a hora de poder fazer isso de novo.

xx, 
-f 

You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Formulário de contato