Não leio mais livros?

13:51

Bom, há um tempo ando com a ideia de que não sou mais a mesma *leitora* que era. Eu não leio mais com a mesma rapidez que eu lia quando tinha onze anos, e provavelmente não leio com tanta frequência (não tenho certeza, antigamente eu não tinha o costume de anotar a quantidade de livros lidos durante o ano).  É certo que eu não sou a mesma de quase seis anos atrás - eu tenho mais coisas para estudar; mais amigos, isto é, uma vida social bem diferente da antiga; novos hobbies e... Menos vontade de ler

quem nunca?
Eu odeio admitir isso. Odeio mesmo. Sinto falta de ser aquela devoradora de livros, sinto falta de só pedir livros de presente. Lembro que li mais de 150 páginas de Percy Jackson e a Maldição do Titã em menos de uma hora e minha irmã ficou surpresa e eu fiquei me achando. Sinto falta das pessoas comentando que eu não tirava os olhos dos livros!

Eu até tento ler. Eu leio, na verdade. Eu não consigo passar horas e mais horas seguidas lendo, como fazia anos atrás. Eu sempre dou uma olhadinha no celular, acabo me distraindo com outra coisa, paro e vou assistir um vídeo ou alguma série. Mas eu sempre estou pesquisando livros novos e adicionando novos títulos na lista. 

No meio do ano, eu decidi ler A Seleção. Pedi emprestado a uma colega e eu me apaixonei pelo livro. Li os três primeiros em uma semana, e teria lido em menos se a colega não tivesse esquecido de levar os livros uma vez ou outra. Eu simplesmente me apaixonei pela série; eu lia o livro durante a aula, no recreio, antes de dormir, no dentista. Eu estava viciada.

Há tempos eu não devorava livros daquela forma.

E então, eu lembrei de quando li O Sol É Para Todos, no começo do ano. Fui um pouco lenta no início (estava confusa sobre a história), mas depois passei horas seguidas com o olho grudado nas páginas. Lembrei de quando li After no celular, no ano passado. Eu lembro também de estar em uma festa, com o celular na mão, os olhos no romance de Tessa e Hardin (ou Harry, porque eu estava lendo a versão do wattpad). Lembro também da série Perdida, que eu conheci no fim do ano passado e simplesmente viciei. 

Hoje a minha irmã decidiu assistir de novo Jogos Vorazes e comentou comigo: "não lembrava que era tão bom! Nunca mais fizeram um livro ou filme bom assim, não é?". E... É verdade.

Eu passo horas e mais horas baixando livros, pesquisando novos títulos, fazendo listas de livros para ler no futuro, mas acaba que o planejamento é mais legal que o ato de ler. Vejo que o problema da minha leitura fraca não sou eu, são os livros. Vai ver eu estou apenas procurando uma forma de justificar a minha falha, mas a culpa é mesmo minha se a maioria dos livros não me prende tanto?

O dinheiro que eu ganho tem outros fins além de livros. Eu gasto dinheiro saindo com os amigos, comprando maquiagem e comida, e sobra pouco para livros e ELES SÃO CAROS! Eu baixo livros no celular, mas uma hora cansa ler pelo celular (tenho uma lista imensa de livros que não terminei de ler por preguiça) e ler pelo computador é pior ainda. Meus amigos são péssimos leitores e não têm nada para me oferecer. Os livros que eu tenho eu já reli todos, e outros até nem sinto tanta vontade de reler assim (eu estava sentindo falta de Percy Jackson e fui relar o primeiro livro - fiquei tão surpresa quando vi que amadureci bastante e comecei a achar a linguagem do livro bem fácil, quase boba. Desisti nas primeiras páginas.).
Resultado de imagem para livros e cafe tumblr
Livros vendidos diretamente na livraria são bastante caros; livros na internet são baratos, mas ainda tem o frete! E aí?
Não posso dizer que não publicam mais livros como antigamente, porque estou longe de conhecer todos os livros do mundo. Então, por hoje, só posso dizer que não ando encontrando livros que me prendem e que me fazem terminar de lê-los em poucos dias. 

Mas, ainda passo horas na livraria (mesmo que eu não compre nada no final), li mais livros este ano do que no ano passado, e uma das minhas metas de livro é preencher uma parede inteiro só de livros. Eles nunca são suficientes, não é mesmo? 

Ainda não irei compartilhar a lista de livros lidos nesse ano. Ainda tenho a esperança de acrescentar mais alguns na lista, sabe?
Resultado de imagem para estante de livros para quarto tumblr
algo assim, talvez?
Minha conclusão: ler é uma das minhas maiores paixões e vai sempre ser. Eu só preciso me esforçar, não desistir dos livros logo no início e talvez até achar uma biblioteca para alugar uns livros. Uma coisa é: nunca irei desistir de ler.
Um beijo,
F.


You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Formulário de contato