A ignorância é grátis
20:40É normal ver alguém reclamando do preço alto dos livros - provavelmente você já reclamou sobre isso. É normal também ouvir dizer que livros geram pessoas menos ignorantes.
Aí você junta as duas coisas e percebe que, normalmente, a *elite* é quem compra e lê mais livros. É raro você ver alguém mais necessitado com livros. Livros são caros, nem todos tem acesso a esse meio, ou seja, mesmo quando querendo, uma parte da população fica sem.
O conteúdo de qualidade, como um programa educativo ou um noticiário menos mascarado (isto é, podemos mesmo acreditar em tudo que vemos na TV?) é programação de canais da rede fechada. Ou até passam na TV aberta, mas em horários pouco acessível. Uma vez, um professor meu nos condenou (eu e os meus colegas de turma) de ser a elite da sociedade. Eramos os privilegiados e nem percebíamos. Ele falou que, apesar de nem todos saberem ou se interessarem por política, ainda podíamos entrar em alguma discussão sobre o assunto. Podíamos também falar de inúmeros assuntos polêmicos com uma opinião formada, pois tínhamos acesso as noticias, acesso a um ensino de qualidade e uma vida relativamente encaminhada.
Seguindo o raciocínio dele e tentando escrever o mesmo que ele disse: como podemos culpar o outro por ser ignorante, quando somos privilegiado de diversas formas? Eu estudo em uma dos melhores colégios da cidade, não preciso trabalhar para me sustentar, tenho acesso a computador e outras fontes de notícias. Como posso me comparar a outros adolescentes menos afortunados, que, além de estudarem, precisam trabalhar depois da escola para ajudar os pais? Usando um pedreiro como exemplo, meu professor nos fez a seguinte observação; o pedreiro acorda cedo para trabalhar pesado e volta para casa mais tarde ainda. Ele vai mesmo assistir o jornal para entender a situação atual do país ou vai assistir a novela que está passando na Globo? Ele vai ler um jornal, ou vai dormir para tentar recuperar as energias? Vai ficar indignado com a situação do nosso país ou vai tentar descansar antes de outro dia exaustivo?
Obvio que ainda há exceções, mas é a minoria.
Obvio que ainda há exceções, mas é a minoria.
Não podemos culpar alguém pela ignorância quando não sabemos as dificuldades. A ignorância é mais fácil e mais barata. Queremos que as pessoas tenham cultura, comam bem, assistam coisas decentes, mas os livros são caros, os cinemas também, a comida também.
Meu professor de literatura publicou um livro recentemente. Ele comentou das dificuldades da publicação. Ele precisava registrar o livro no Governo, precisava ajeitar as coisas da publicação e da estreia e coisas do tipo. Velho, publicar livros é difícil, principalmente quando você é novo no ramo. Ele disse que gastou bem mais com a publicação do que ganhou.
Então, livros são caros para os que publicam (ao menos você seja um autor de renome, como John Green), para os que leem, e mais caro ainda para os que não leem (e dessa vez, eu não estou falando de dinheiro).
Então, livros são caros para os que publicam (ao menos você seja um autor de renome, como John Green), para os que leem, e mais caro ainda para os que não leem (e dessa vez, eu não estou falando de dinheiro).
um beijo,
f.
0 comentários